Solução
Para checar e se desbloquear, escolha um dos métodos abaixo:
Método A - Desbloqueando o IP por meio da Internet que apresenta dificuldades no acesso
- Efetue login na Área do Cliente do respectivo serviço em (https://cliente.softhost.com.br/);
- Clique no menu "Suporte" e em "Liberar IP/Unblock IP";
- Clique no botão "Verificar e LIBERAR este IP do Firewall"/"Check for IP Block and Remove". Caso seu IP esteja bloqueado, será exibido motivo e também a opção para efetuar o desbloqueio.
Método B - Desbloqueando o IP por meio de outra Internet
- Para obter o número IP, acesse http://meuip.com usando a Internet que apresenta dificuldades de acesso;
- Efetue login na Área do Cliente do respectivo serviço em (https://cliente.softhost.com.br/);
- Clique no menu "Suporte" e em "Liberar IP/Unblock IP";
- Substitua o IP do campo "IP Address To Check" pelo IP do obtido no passo B1;
- Clique no botão "Verificar e LIBERAR este IP do Firewall"/"Check for IP Block and Remove". Caso seu IP esteja bloqueado, será exibido motivo e também a opção para efetuar o desbloqueio.
Caso não possua acesso a Área do Cliente, acesse http://meuip.com e informe o IP ao nosso suporte solicitando o desbloqueio.
Por que o IP é bloqueado?
Quando há sucessivas tentativas de autenticação com o login/senha incorretos no serviço de e-mail (IMAP/POP3/SMTP/webmail), cPanel/WHM, FTP ou acessos WEB nocivos, o firewall do servidor realiza o bloqueio de IP da origem, pois é entendido como ataque.
Quem é afetado pelo bloqueio de IP?
Apenas o acesso com o IP bloqueado. O site por exemplo continuará disponível para toda Internet normalmente, e as pessoas ainda conseguirão enviar e-mails para as contas de e-mail da hospedagem conosco.
Como posso identificar a causa do bloqueio de IP?
Ao checar, caso o IP esteja bloqueado será exibido motivo, conforme:
201.2.76.243 # lfd: 5 (mod_security) login failures from 201.2.76.243 - Sat May 19 10:14:56 2007
200.226.69.60 # lfd: 5 (cpanel) login failures from 200.226.69.60 - Sat May 19 23:34:46 2007
200.234.122.34 # lfd: 5 (ftp) login failures from 200.234.122.34 - Sun May 20 00:13:41 2007
Nestes exemplos os IPs informados foram bloqueados porque (respectivamente) executaram acessos nocivos via WEB, tentativa de acesso não autorizado ao cPanel/WHM e FTP (login/senha errados). A cada 5 tentativas consecutivas o sistema bloqueia o IP.
Continuo sendo bloqueado, e agora?
Significa que a causa do bloqueio ainda não foi resolvida em sua origem. A recorrência dos bloqueios costumam ser causadas por login/senha errados de e-mails, seja no computador ou no smartphone. Lembrando que é comum em empresas utilizarem o mesmo serviço de Internet, portanto, compartilharem do mesmo IP. Tendo isso em mente, é mais fácil de encontrar a pessoa/máquina que esteja tentando fazer o acesso de forma incorreta.
Caso necessite de ajuda, acione o nosso suporte.