01| Escolha o tipo de configuração, IMAP ou POP
IMAP: As mensagens ficam armazenadas no servidor, possibilitando que o acesso seja realizado por qualquer computador ou dispositivo conectado à Internet. Recomendamos esta opção.
POP: As mensagens ficam armazenadas no computador/dispositivo que realiza o acesso, pois são baixadas e apagadas do servidor, salvo casos cujo deixa configurado para deixar uma cópia no servidor. Recomendado para quando se deseja utilizar menos armazenamento da hospedagem e acessar exclusivamente de um computador/dispositivo.
02| Adicionando uma nova conta de e-mail
Caso esteja configurando a conta de e-mail pela primeira vez na máquina, pode pular para o passo "c".
a) Após abrir o Outlook, clique no menu "Arquivo".
b) Vá em "Informações" e depois em "Adicionar Conta".
c) Clique em "Opções avançadas", marque a opção "Configurar minha conta manualmente" e preencha o campo "Endereço de e-mail" com o e-mail desejado.
d) Escolha entre IMAP ou POP. Neste guia usaremos o IMAP, porém, caso escolha POP, daremos detalhes à frente.
e) Deixe conforme imagem abaixo. Para POP, a porta é 110 e 587 respectivamente. Caso sua hospedagem possua certificado SSL, também pode usar o "Método de criptografia" STARTTLS, mantendo as portas já citadas.
f) Preencha o campo "Senha" com a senha da conta de e-mail e clique em "Conectar".
g) Pronto! Agora é só conferir se foi adicionada a conta correta e clicar em "Concluído".
03| Não consegui configurar/usar. E agora?
Os erros mais comuns são:
- Erro de login/senha. Pode testar se está correto pelo webmail, em http://webmail.seudominio.com, e se estiver errado deve resetar a senha da conta de e-mail pelo painel de controle da hospedagem (cPanel/Plesk);
- Bloqueio de porta. Peça ao seu técnico ou administrador de rede que verifique se há bloqueio das portas de e-mail em seu computador ou rede. Alguns antivírus realizam este bloqueio;
- Outlook corrompido. Há diversos registros que mesmo que esteja configurado corretamente, não se consegue utilizar o e-mail. Normalmente resolve reparando a instalação do Outlook.
- 2 Usuários acharam útil