1) O que é Spam?
Trata-se de qualquer mensagem não solicitada, em outras palavras, enviada sem o consentimento do destinatário. Na prática, tais mensagens costumam ser enviadas a um alto número de destinatários.
2) Como lidar com Spam?
Há diversas formas de minimizar o recebimento de Spams. As hospedagens Linux fornecem 3 formas de lidar com o Spam, das quais podem ser utilizadas ou não, em conjunto ou não. Todas descritas brevemente logo a seguir, sendo mais detalhadas em seus respectivos artigos.
3) Anti-Spam
Tem como objetivo principal barrar e-mails indesejados de forma automática, permitindo ajustes em suas configurações.
Anti-Spam SpamAssassin
ou
Anti-Spam MailScanner
4) Filtros
O filtro é indicado para casos específicos, pois age de acordo com regras definidas manualmente, como descartar mensagens que contenham determinada palavra no campo Assunto.
5) BoxTrapper
O BoxTrapper protege a caixa de entrada, exigindo que todos os remetentes que não estejam na Lista de permissão, confirmem o envio por meio de um e-mail de verificação, e só assim a mensagem será entregue ao destinatário.
6) Considerações Finais
Tais recursos não impedem o uso de outras soluções na infraestrutura local. Inclusive, mesmo que seja senso comum, o antivírus ajuda a não ser infectado caso receba uma mensagem com conteúdo malicioso.