Como liberar/obter mais armazenamento

Pré-requisitos

- Possuir acesso a conta de e-mail;
- Desejável possuir acesso ao cPanel.

Descrição do problema

- O uso de disco, ou armazenamento, está próximo ou estourou o limite;
- Talvez tenha recebido uma notificação automática informando que está próximo ao limite.

Quando o armazenamento chega no limite, qualquer operação que necessite de espaço é prejudicada, como e-mails, banco de dados e sistemas incluso no site.

Identificação do uso de disco

Para identificar o uso, logue-se no cPanel. Vá no item "Contas De Email". Na lista de contas será exibido o uso por conta. Caso o uso seja insignificante, volte a página inicial do cPanel e vá no item "Uso de disco", do qual exibirá um resumo do uso, e ao final da página o uso detalhado por diretórios, tendo que clicar no sinal de ">" para expandi-las.

Caso possua apenas acesso a conta de e-mail, pode aferir o uso da própria conta por meio do webmail (https://seudominio.com.br/webmail), que consta no canto superior direito.

Solução #1: Limpeza de dados

Visa liberar armazenamento, deletando qualquer dado que julgue desnecessário, seja de e-mail, de site ou de banco de dados. Caso não seja possível, vá para a última solução.

O cPanel pode demorar até 4 horas para atualizar as informações de uso de disco após efetuar a limpeza.

Solução #1.1: Limpeza de e-mails

Há 2 formas:

#1.1.1: Caso todo o conteúdo da conta de e-mail possa ser deletado, é mais rápido e prático deletar a conta de e-mail e cria-la novamente. Basta logar no cPanel, ir no item "Contas de Email", selecionar a conta desejada e clicar no botão "EXCLUIR", depois em "DELETE". Para criar, clique no botão "+CRIAR", preencha o campo "Nome de usuário", "senha" e depois em "+CRIAR".
#1.1.2: Deletar as mensagens de e-mail. Para isso, logue-se no webmail, seleciona as mensagens (Pode selecionar diversas usando a tecla "Shift" ou "Ctrl"). A recomendação inicial é que exclua de 50 em 50 mensagens. Depois exclua as mensagens da "Lixeira" para que de fato sejam excluídas.

Caso as mensagens deletadas não estejam indo para a Lixeira, deve conferir as configuração do seu webmail.

#1.1.2.1: Configuração da Lixeira no webmail Horde

Clique no ícone de engrenagem no menu horizontal superior, em "Preferências", "Correio", "Excluindo e Movendo Mensagens", marque a opção "Mover mensagens apagadas para sua pasta Lixeira em vez de marcá-las como apagadas na pasta atual?", mande "Gravar" e garanta que em "Pasta lixeira:" esteja selecionado "Trash".

#1.1.2.2: Configuração da Lixeira no webmail RoundCube

Clique em "Configurações" no menu horizontal superior, "Preferências", "Configurações do Servidor", e desmarque a opção "Marcar a mensagem para exclusão ao invés de excluir". No menu anterior, em "Pastas de sistema", garanta que em "Lixeira" esteja selecionado "Trash".

Solução #1.2: Limpeza de Banco de Dados e site

Este deve ser realizado pela pessoa/empresa que desenvolveu o site, ou o responsável pela manutenção do mesmo.

Solução #2: Upgrade de plano

Solicite upgrade de plano para obter mais armazenamento a cobranca@softhost.com.br, por meio do e-mail do cadastro.

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