Configurações para Filtros de Spam - Apache SpamAssassin

Dentro do cPanel é possível identificar alguns recursos que tratam o recebimento de e-mails indesejados, e em relação a Spam, a mais indicada seria o "Spam Filter"/"Apache SpamAssassin".

 

Este filtro pode ser habilitado entrando na opção Apache SpamAssassin do cPanel e clicando em “Habilitar Apache SpamAssassin” conforme imagem abaixo:

 

Por padrão, ele apresenta um score/pontuação igual a 5 conforme vemos abaixo:

 

Essa pontuação pode variar de 1 à 10, sendo que, quanto menor o valor inserido neste campo, maior o rigor do aplicativo em relação às mensagens recebidas e quanto maior o valor mais flexível será a verificação do aplicativo.

Outra opção apresentada por este aplicativo é a opção de apagar automaticamente as mensagens classificadas como Spam conforme segue:

 

Independente da pontuação inserida, podemos ter situações onde mensagens indesejadas serão entregues e mensagens que deveriam ser entregues são classificadas como Spam.

Esses casos temos como tratar da seguinte forma:

Primeiro entramos a opção “Configurar Apache SpamAssassin” exibida abaixo.



Clicando nessa opção seremos direcionados para outra tela onde teremos as opções “blacklist_from” e “whitelist_from” sendo que configuramos das seguintes formas:

A opção “blacklist_from” será utilizada para cadastrar e-mails ou domínios que mesmo com o filtro ativo continuarem a ser entregues. Essa configuração é feita da seguinte forma:

Caso não queira mais receber mensagens de um e-mail específico, basta cadastrá-lo em um dos campos disponíveis como por exemplo:
email@emailindesejado.com.br.
Caso não queira mais receber mensagens de um domínio, poderá criar em um dos campos uma regra seguindo o seguinte o padrão
*@emailindesejado.com.br”, sendo que com esse modelo todas as mensagens enviadas por qualquer conta de e-mail do domínio cadastrado serão
classificadas como Spam.

Já a opção “whitelist_from” seria exatamente o contrário de “blacklist_from”. Mensagens de e-mail classificadas como Spam mas que são confiáveis podem usar as mesmas regras para que passem a ser classificadas como mensagem confiáveis e serem entregues.

Observação: Por padrão constam 5 campos para cadastrar regras de bloqueio/liberação, entretanto, quando cadastrar nos 5 campos e salvar mais campos vão aparecer para novos cadastros.

Para mais dúvidas encaminhar e-mail para suporte@softhost.com.br

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Acessar Webmail pelo Google Chrome.

A configuração padrão do Google Chrome não permite o uso do Webmail e sendo assim é necessário...

Habilitando o certificado SSL/https

É importante que seu domínio já esteja acessível através de nosso servidor para que a emissão do...

Gerenciando contas de e-mail

1) Pré-requisitos- Possuir acesso ao cPanel ou a Área do Cliente.2) Contas de e-mailEste é o...

Mudar a versão do PHP

Para alterar a versão do PHP é necessário acessar o cPanel em seudomínio.com.br/cpanel , o...

Como liberar/obter mais armazenamento

Pré-requisitos- Possuir acesso a conta de e-mail;- Desejável possuir acesso ao cPanel.Descrição...